terça-feira, 22 de dezembro de 2015

LOGÍSTICA E OPERAÇÕES

LOGÍSTICA E OPERAÇÕES

A logística em uma empresa diz respeito a eficiência na entrega de produto, a forma de armazenamento e a movimentação do bem até chegar ao destinatário. Tem a ver com a administração do estoque, informações precisas dos volumes e dados dos produtos, e a entrega (transporte).

O Supply Chain Management – SCM (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) é o gerenciamento dos serviços para que seja entregue o produto certo, na quantia exata e no prazo certo.  É o planejamento estratégico e operacional para entrega do produto.

Por outro lado, o serviço Logístico compreende as várias etapas da prestação do serviço logístico, tais como o armazenamento, dados de estoques, transportes, entrega e pós venda, com vistas a melhorar a qualidade e satisfação na realização do processo de entrega.

O objetivo de uma Cadeia de Suprimentos é atender todo o processo desde a aquisição do produto até a entrega ao consumidor final, examinando toda a cadeia tais como, cotações de preço, compras, transportes, movimentações, armazenagens, informações e dados dos produtos, cadastramento, distribuição, divulgação (marketing), etc.

As alianças são muito utilizadas para unir empresas do mesmo setor ou com interesses convergentes mediante parceria ou acordo comercial, para que possam atingir objetivos comuns.

As barreiras à integração logística originam-se de falta de planejamento adequado e de organização; altos custos; ausência de estratégia e informações; conflitos internos; falta de conhecimento (capacitação).

Trade-off é uma expressão indicativa de perda e ganho, em que a pessoa escolhe ganhar de um lado, mas perde do outro, por exemplo, no caso de logística se você investe me qualidade da prestação de serviço acaba por despender maior despesa, ou seja, a escolha sempre implicará num ganho e em uma perda.

O gerenciamento de estoques tem por objetivo administrar com segurança e precisão a quantidade física existente de produtos, tempo de armazenagem, fluxograma.

A Função Produção busca reunir as condições necessárias para propiciar recursos financeiros para ajudar na produção de bens ou serviços da empresa, planejando, desenvolvendo, controlando e melhorando o comportamento da produção.

As operações representam as atividades ligadas aos bens e serviços dentro da organização, como a compra e venda de mercadorias e produtos, verificação de contratos, controles, etc.

O modelo logístico serve para que a empresa tenha todas as informações necessárias do produto (qualidade, preço, quantidade, tamanho, etc.), local de entrega, destinatário, meio de transporte, etc., para melhor atender o cliente. A ausência desses detalhes pode provocar a insatisfação e a infidelidade do comprador.

As informações sobre rotas e fluxos dos veículos transportadores na região de atuação da empresa são muito importantes para minimizar custos e trazer benefícios a todos os envolvidos, porque garante a troca de serviços. O planejamento adequado, por outro lado, assegura que se possa aproveitar determinado itinerário com a entrega dos produtos destinados aos lugares pelos caminhos traçados.

As principais decisões na cadeia de suprimentos envolvem um plano de ação para compras, estratégia de ação para venda ou distribuição e a formação de ação para entrega.

Devem servir de motivações ao gestor da logística na definição do modelo de serviços logísticos e custos logísticos o nome e a confiança que inspira a empresa, a redução de custos e o entrosamento da equipe.

A consistência no sistema transporte é tão importante para o modelo logístico porque somente com a logística de um modelo de transporte confiável, com informações exatas, em tempo real, com uso adequado de tecnologia e os melhores meios, poderão ser reduzidos custos e será realizada a entrega no prazo certo.

A instituição de um novo hábito de procedimentos visando maior produção, definindo as formas de controle de custos, de processo, e da produção, resulta em redução de despesas e de tempo.

A tecnologia da informação facilita a compreensão de toda a cadeia produtiva, desde a produção até a melhor forma de entrega ao cliente, fornecendo, em tempo real, as informações necessárias e dados pertinentes ao processo, gerando valor para a empresa, e trazendo vantagem competitiva.

Para desenvolver uma estratégia de serviço ao cliente é preciso fornecer um valor agregado. Não só vender o produto, mas dar assistência, orientação, capacitação de uso, observar eventual melhoria que poderia ser acrescentado ao produto, conforme a necessidade do cliente, isto é, fazer o pós venda.

E como devem ser administradas as incertezas e os riscos no SCM - Supply Chain Management? Primeiramente se faz necessário distinguir os riscos e as incertezas. Os primeiros referem-se a eventos mensuráveis e previsíveis. As incertezas dizem respeito as imprevisíveis e que não poderiam ser avaliadas. O ideal é criar um plano de controle com um quadro de possíveis riscos e prováveis soluções e quanto às incertezas criar um plano de contingência que possa suportar um evento dessa natureza.

      
   O sistema de informação logística interliga as ações logísticas aos processos de planejamento estratégico da empresa, operação de negócios, gestão, controles de estoques, distribuição e tomada de decisões, daí a disponibilidade de informações eficientes e eficazes deve ser uma característica marcante ao cliente, para que possa satisfazer suas demandas quanto à exatidão de dados, prazo, estoque, no tempo certo, bem como para verificar suas possibilidades e prevenir eventualidades.

Jonas Keiti Kondo
Diretor Presidente da Copagra

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