segunda-feira, 9 de novembro de 2015

50 anos da Copagra

50 anos da Copagra


"Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero"(Nelson Mandela, ao comemorar 89 anos)


         Cícero proclamava: "a história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos."

         Grandes homens fizeram a história da humanidade, grandes homens fizeram a história deste país e grandes homens fizeram a história da Copagra!

         Em 18 de novembro de 1962, 39  grandes homens fundaram a Copagra – Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina (hoje Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense).

         Eram homens idealistas, homens desbravadores, homens de visão empreendedora, cooperativistas, homens compromissados com o futuro de suas profissões,  homens que buscavam o bem comum, homens que queriam o melhor para si, para sua família, seus companheiros, seu município...

         Enunciava Mário Quintana:
"Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos. Uma só idade para nos encantarmos com a vida para vivermos apaixonadamente e aproveitarmos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa.."

         Esses homens pioneiros sonharam, idealizaram e fizeram a história a seu tempo, e desde então, pela Copagra passaram muitos homens de fibra, homens de coragem, homens destemidos, homens honrados, homens éticos...

         A Copagra  iniciou pequenina, mas apoiada em  homens valorosos, transformou-se numa gigante (era considerada a maior empresa da região), com várias unidades e entrepostos (chegou a ter 16) em três Estados (em Mato Grosso do Sul: Deodápolis, Naviraí, Vicentina,  Glória de Dourados, Taquarussu e Batayporã; em São Paulo: Primavera e no Paraná: Nova Londrina, Terra Rica, Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Santa Cruz de Monte Castelo, Marilena, Querência do Norte, Planaltina do Paraná e Guairaçá), criou indústrias, teve inúmeros imóveis, inclusive uma grande fazenda em Sinop - MT(década de 70) e Paragominas - PA, e chegou ao auge em 1978 com o início da construção da destilaria de álcool, mediante NCR assinado por corajosos produtores rurais.  Contribuíram também para o apogeu muitos diretores, muitos cooperados, muitos colaboradores e a cooperativa sempre foi um grande orgulho para todos nós!

         É de Cícero o recado de que   "nenhum dever é mais importante do que a gratidão", e é por isso que aqui também fica registrado o agradecimento a todos que aqui deram sua enorme contribuição, seu suor, seu sangue, sejam dirigentes, sejam cooperados, sejam colaboradores: Muito obrigado à todos!

         Ao longo do tempo, porém, a visão cooperativista que havia norteado a sua criação foi se perdendo e a Copagra reduzindo seu tamanho, e é preciso que se resgate o espírito cooperativista! O cooperativismo compreende valores éticos e morais, democracia, transparência de seus atos, solidariedade, ajuda mútua, direitos e obrigações, preocupação e responsabilidade com a parte social e com o seus pares.

         A população sonha em ver a cooperativa voltar a crescer. Os cooperados e os funcionários também! E dentro da cooperativa todos estão empenhados nesse objetivo...

         "Os homens prudentes sabem tirar proveito de todas as suas ações, mesmo daquelas a que são obrigados pela necessidade" (Maquiavel).

         Fazer com que os 50 anos da copagra também seja o marco para um novo tempo é o grande desafio de todos nós! Comemorar 50 anos no Ano Internacional do Cooperativismo é bastante sugestivo, significativo e apropriado!

         Inspirado em Mahatma Gandhi, pode-se afirmar que:
"Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."

         Na ótica de Sêneca: "Viver significa lutar". E é isso que precisamos fazer: Lutar!

         Cumpre-nos, a nós cooperados, funcionários e comunidade, formando essa força invencível, essa força inquebrantável, ampliarmos nossos horizontes, e fazer a diferença nessa transformação! Cumpre-nos — parafraseando Abrahan Lincoln (na inauguração do cemitério de Gettysburg, em 1863)—, não deixar que o passado de lutas, o passado de glórias, o ideal do cooperativismo que norteou a criação desta cooperativa, tenha sido em vão e jamais se perca no tempo! Cumpre-nos a nós, a nova geração, unidos, honrar os pioneiros  e fazer desta uma grande cooperativa, o nosso grande orgulho!

JONAS KEITI KONDO
Diretor Presidente da Copagra


Nenhum comentário:

Postar um comentário