segunda-feira, 9 de novembro de 2015

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

QUANDO SE MELHORA O QUE FOI  CRIADO OU SE TRANSFORMA A IDÉIA EM ALGUMA COISA ÚTIL CRIA-SE UM DIFERENCIAL, FAZENDO COM QUE O NOVO SEJA MAIS COMPETITIVO NO MERCADO, ESPECIALMENTE NOS DIAS ATUAIS EM QUE AS NOVIDADES SÃO MAIS REQUISITADAS.  PARA SEREM COMPETITIVAS AS EMPRESAS PRECISAM ADOTAR ESTRATÉGIAS DE CONDUTA (INVESTIMENTOS, INOVAÇÃO, VENDAS, COMPRAS, FINANCIAMENTOS, ETC.), E A INTRODUÇÃO DA INOVAÇÃO PODE MUDAR ESSAS VARIÁVEIS E REDEFINIR CONSTANTEMENTE A ESTRUTURA DA INDÚSTRIA E O PADRÃO DE CONCORRÊNCIA VIGENTE.

os Ativos Intangíveis são os verdadeiros elementos de competitividade  PORQUE CAPITAL INTELECTUAL, CAPITAL HUMANO, GOVERNANÇA CORPORATIVA, SUSTENTABILIDADE, CONHECIMENTO CORPORATIVO, INOVAÇÃO, MARCAS, PATENTES,  CERTIFICAÇÕES, CANAIS DE RELACIONAMENTOS, REDE DE ATENDIMENTOS, DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS, QUALIDADE DE ATENDIMENTO, MODELOS DE GESTÃO, EQUIPES DE ALTA PERFOMANCE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DE TALENTOS, PESQUISA E DESENOLVIMENTO, CONFIANÇA, CLIENTES E CONSUMIDORES, ACESSO A CRÉDITO, GESTÃO DE SEGURANÇA E RISCO,  SÃO ALGUNS DOS ATIVOS INTANGÍVEIS QUE FAZEM O DIFERENCIAL DE COMPETITIVIDADE, NUM  MERCADO  CADA VEZ MAIS  COMPETITIVO. E, O MAIS IMPORTANTE, TODOS ESSES  ELEMENTOS SÃO PERFEITAMENTE PERCEPTÍVEIS PELOS STAKEHOLDERS.

POR OUTRO LADO, SEM CRIATIVIDADE NÃO HÁ INOVAÇÃO, MAS SE A CRIATIVIDADE NÃO FOR TRANSFORMADA EM INOVAÇÃO, NÃO HÁ RETORNO FINANCEIRO. A CRIATIVIDADE LANÇA A IDÉIA. A INOVAÇÃO MELHORA O QUE FOI CRIADO E TRANSFORMA A IDÉIA EM ALGUMA COISA ÚTIL.

UMA ORGANIZAÇÃO NÃO DEVE FICAR FOCADA SOMENTE NUM ELEMENTO DE INOVAÇÃO, PORQUE SOMENTE HÁ NOVIDADE ENQUANTO NÃO SE CRIA ALGO MELHOR. A INOVAÇÃO, POR CONSEGUINTE, NÃO É PERENE. a consequência inevitável de uma Ruptura Tecnológica é a BUSCA DE NOVA TECNOLOGIA PARA CONTINUAR O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA. CASO ISSO NÃO OCORRA O DECRÉSCIMO É INEVITÁVEL.

PARA QUE HAJA COMPROMETIMENTO COM OS OBJETIVOS E DIRETRIZES A SEREM ALCANÇADOS PELA EMPRESA A MISSÃO DEVE SER INCORPORADA PELO PÚBLICO INTERNO.

A Visão de Futuro é crucial para as empresas na medida em que traz à elas SEGURANÇA e  DIRETRIZES PARA REVELAR O QUE PRECISA SER MODIFICADO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA BUSCAR O RESULTADO VISIONADO.

Os objetivos finais em se fazer a Análise Setorial, ou das Cinco Forças, é conhecer A INTENSIDADE DA CONCORRÊNCIA, SUA RENTABILIDADE E ATRATIVIDADE EM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES ESTABELECIDOS E DOS NOVOS POSSÍVEIS ENTRANTES.

as Estratégias Corporativas TRATAM DA ESTRATÉGIA DE CONCENTRAÇÃO, DE ESTABILIDADE, DE CRESCIMENTO (INTEGRAÇÃO VERTICIAL, HORIZONTAL, DIVERSIFICAÇÃO, FUSÕES E JOINT VENTURES), DE REDUÇÃO.

as Fusões podem possibilitar  às empresas participantes AS SEGUINTES VANTANGENS: CRESCIMENTO EM VENDAS, LUCROS, PARTICIPAÇÃO DE MERCADO, EM FACE DO APROVEITAMENTO DA LOGÍSTICA E KNOW-HOW DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES.

NA JOINT VENTURE AS EMPRESAS PARTIPANTES REALIZAM UMA PARCERIA PARA DETERMINADO OBJETIVO E  CERTO PRAZO, E SENDO ALCANÇADO TERMINA O CONTRATO,  CADA QUAL CONTINUA SEU CAMINHO INDEPENDENTEMENTE, DAÍ A VANTAGEM DESSE TIPO DE PARCERIA.

OS NEGÓCIOS ALIMENTADORES DE CAIXA, APESAR DE APRESENTAR PEQUENAS TAXAS DE CRESCIMENTO, POSSUEM BOA PARTICIPAÇÃO, PORQUE GERAM   FLUXO DE CAIXA PELA DEMANDA CONSTANTE, O QUE IMPLICA GARANTIA DE VENDA E RENTABILIDADE.

Diz-se que uma Estratégia Competitiva é como se fosse a personalidade da empresa, PORQUE ELA PRETENDE SER A ÚNICA DO SEU SETOR, LIDERANDO EM CUSTOS, FAZENDO DIFERENTE E TENDO ESTOQUE.


O BSC (BALANCED SCORECARD) É UMA FERRAMENTA COMPLETA, QUE TRADUZ A VISÃO E A ESTRATÉGIA DA EMPRESA NUM CONJUNTO COERENTE DE MEDIDAS DE DESEMPENHO, SOB 4 PERSPECTIVAS: FINANCEIRA, DO CLIENTE (DE MERCADO), DOS PROCESSOS INTERNOS, E DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO (INFRAESTRUTURA).

JONAS KEITI KONDO
DIRETOR PRESIDENTE DA COPAGRA

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