segunda-feira, 9 de novembro de 2015

VISÃO SISTÊMICA E DE NEGÓCIOS DA COPAGRA

Uma organização é composta de estratégia (objetivo), estrutura organizacional e de processos administrativos (operacionalização). Os objetivos, a estratégia (o cliente e o mercado; as métricas e os meios de aprendizagem; os produtos ofertados e serviços; o motor de crescimento), a estrutura, as pessoas e a cultura, são todas variáveis  a serem discutidas e implementadas no alinhamento interno dos negócios de uma empresa.

O papel da estrutura organizacional é planejar suas ações para cumprir suas tarefas, estabelecer os controles e definir sistemas e informações.

As vantagens da atual estrutura organizacional da copagra são: planejamento estratégico com bastante antecedência até 2022, constantemente revisada; credibilidade no mercado; parceria comercial. E as desvantagens: comunicação aos colaboradores ainda com muito ruído; falta de  PPR - participação por resultado; e a região geográfica limitada.

Para que as pessoas desenvolvam o foco no negócio da cooperativa é preciso alinhar o clima, a cultura e a aprendizagem para criar uma visão sistêmica do negócio e fazer pesquisa de clima organizacional para satisfazer as necessidades mais importantes, contemplando aspectos de clima, cultura e aprendizagem dentro da estratégia de negócios; aceitar as diversidades culturais; fazer treinamento e integração de pessoas; desenvolver a relação das áreas/unidades, fortalecendo valores com foco no cooperado; dar conhecimento a todos da missão, valores e visão; fazer a troca de experiências entre áreas/setores.

Por seu turno, para qualificar o alinhamento interno entre as áreas da cooperativa e fortalecer os resultados gerais do negócio são necessários os seguintes fatores: identificação do público alvo e não alvo (mas que traz resultados); estabelecer metas; refazer estratégia; redesenhar processos; gerar confiança (histórico de relacionamento); alinhar áreas de negócios/financeiro; identificar as atividades e redesenhar a partir do cliente.

Para que a eficácia operacional da nossa cooperativa possa ser melhorada, será preciso implementar as seguintes atitudes: flexibilizar a tomada de decisões para que o público alvo seja atendido; melhorar alinhamento na comunicação; trabalhar para prevenir situações e alinhar antes dos efeitos; alinhar processos; fortalecimento das áreas de apoio.

A competitividade da nossa cooperativa poderá alcançar outro patamar no mercado se mantiver cadastro atualizado de clientes e de possíveis novos públicos alvos; se promover campanhas de vendas; se houver alinhamento de informações sobre os pontos fortes da empresa; se reconhecer e aprimorar os pontos fracos; se mensurar para o cooperado o peso da assistência técnica diferenciada; se houver mais agilidade na entrega (logística); se for evidenciado os benefícios oferecidos pela cooperativa; se destacar por meio de markenting  a qualidade dos nossos produtos.

E as unidades e departamentos podem fortalecer a visão sistêmica para o negócio da cooperativa: alinhando os processos; redesenhando as atividades a partir da necessidade do cliente; prevenindo situações e continuar qualificando colaboradores.


O meio mais adequado para dar vigor à saúde organizacional da cooperativa é dando foco no mercado/cliente (para atender melhor suas necessidades) ; ter o conhecimento sobre os nossos concorrentes (para poder fazer diferente, criando o diferencial), fazer novas  parcerias,  e praticar gestão financeira  (ter a receita necessária em período adequado), ter criatividade e promover o desenvolvimento de talentos.

Jonas Keiti Kondo
Diretor Presidente da Copagra

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