Uma organização é composta de estratégia (objetivo), estrutura organizacional
e de processos administrativos (operacionalização). Os objetivos, a estratégia
(o cliente e o mercado; as métricas e os meios de aprendizagem; os produtos
ofertados e serviços; o motor de crescimento), a estrutura, as pessoas e a
cultura, são todas variáveis a serem
discutidas e implementadas no alinhamento interno dos negócios de uma empresa.
O papel da estrutura
organizacional é planejar suas ações para cumprir suas tarefas, estabelecer os
controles e definir sistemas e informações.
As vantagens da atual
estrutura organizacional da copagra são: planejamento estratégico com bastante
antecedência até 2022, constantemente revisada; credibilidade no mercado;
parceria comercial. E as desvantagens: comunicação aos colaboradores ainda com
muito ruído; falta de PPR - participação
por resultado; e a região geográfica limitada.
Para que as pessoas
desenvolvam o foco no negócio da cooperativa é preciso alinhar o clima, a cultura
e a aprendizagem para criar uma visão sistêmica do negócio e fazer pesquisa de
clima organizacional para satisfazer as necessidades mais importantes,
contemplando aspectos de clima, cultura e aprendizagem dentro da estratégia de
negócios; aceitar as diversidades culturais; fazer treinamento e integração de
pessoas; desenvolver a relação das áreas/unidades, fortalecendo valores com
foco no cooperado; dar conhecimento a todos da missão, valores e visão; fazer a
troca de experiências entre áreas/setores.
Por seu turno, para
qualificar o alinhamento interno entre as áreas da cooperativa e fortalecer os
resultados gerais do negócio são necessários os seguintes fatores:
identificação do público alvo e não alvo (mas que traz resultados); estabelecer
metas; refazer estratégia; redesenhar processos; gerar confiança (histórico de
relacionamento); alinhar áreas de negócios/financeiro; identificar as
atividades e redesenhar a partir do cliente.
Para que a eficácia
operacional da nossa cooperativa possa ser melhorada, será preciso implementar
as seguintes atitudes: flexibilizar a tomada de decisões para que o público
alvo seja atendido; melhorar alinhamento na comunicação; trabalhar para
prevenir situações e alinhar antes dos efeitos; alinhar processos; fortalecimento
das áreas de apoio.
A competitividade da
nossa cooperativa poderá alcançar outro patamar no mercado se mantiver cadastro
atualizado de clientes e de possíveis novos públicos alvos; se promover
campanhas de vendas; se houver alinhamento de informações sobre os pontos
fortes da empresa; se reconhecer e aprimorar os pontos fracos; se mensurar para
o cooperado o peso da assistência técnica diferenciada; se houver mais
agilidade na entrega (logística); se for evidenciado os benefícios oferecidos
pela cooperativa; se destacar por meio de markenting a qualidade dos nossos produtos.
E as unidades e
departamentos podem fortalecer a visão sistêmica para o negócio da cooperativa:
alinhando os processos; redesenhando as atividades a partir da necessidade do
cliente; prevenindo situações e continuar qualificando colaboradores.
O meio mais adequado
para dar vigor à saúde organizacional da cooperativa é
dando foco no mercado/cliente (para atender melhor suas necessidades) ; ter o
conhecimento sobre os nossos concorrentes (para poder fazer diferente, criando
o diferencial), fazer novas
parcerias, e praticar gestão financeira (ter a receita necessária em período
adequado), ter criatividade e promover o desenvolvimento de talentos.
Jonas Keiti Kondo
Diretor Presidente da Copagra
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