segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Balanço e Planejamento

Como o tempo passou rápido! Nos últimos dias, tenho repetido várias vezes essa expressão ao constatar que mais um ano chega ao seu final. Sim, 2011 dará lugar a 2012 em poucos dias! E com o novo ano, renovamos nossas esperanças, reavaliamos nossos projetos e estabelecemos novas metas. 
Esse momento de balanço e planejamento está presente em todas as áreas das nossas vidas: pessoal, familiar, profissional, empresarial e social. A diretoria e os gerentes da Copagra também está avaliando os últimos nove meses dessa gestão e projetando novas realizações para 2012.
O desafio de comandar a Copagra, contando com a colaboração dos associados, teve como foco principal, além da melhoria de condições do cooperado, o compromisso com o desenvolvimento do agronegócio, ajudando a produzir mais, conservar mais e melhorar as vidas nas comunidades. Por isso, nossa contrapartida foi incentivar pesquisas para que esse avanço aconteça sem onerar os recursos naturais. Além da área especifica em que atuamos, todos somos responsáveis pelo desenvolvimento não apenas econômico, mas também social e cultural das comunidades onde trabalhamos.
Buscou-se a aproximação com os centros de pesquisa, presentes nas universidades e institutos de ensino, pois entendemos que a formação, bem como os resultados das pesquisas, são importantíssimos para o engrandecimento do agronegócio.
Nesse sentido, os cursos junto ao Senar, o Sescoop/Ocepar,  a procura de parcerias, são as maiores provas de que procuramos melhorar a qualidade do profissional colaborador, mormente produzindo resultados em direção ao aperfeiçoamento da área de assistência técnica ao produtor rural regional. Continuaremos a estimular a profissionalização, a capacitação, o aprimoramento, seja por meio de graduação de colaboradores e  contratação de técnicos, cujo conhecimento, postura ética, compromisso com a verdade, nos permitam oferecer assistência técnica cada vez mais digna aos nossos agropecuaristas.
No campo administrativo procurou-se diminuir os custos operacionais em todos os setores por meio de ações eficazes de contensão de despesas, centralização de compras, enxugamento do quadro, melhoria da qualidade de serviços e de atendimento, revisão com redução de valores nos contratos com profissionais técnicos e empresas de assistências, etc. 
Ao mesmo tempo, estamos construindo um modelo de atuação ao lado de entidades congêneres, como a Ocepar, que congrega 82 cooperativas agropecuárias no Paraná, para reorganizar estruturas de administração.
Neste sentido, temos ao nosso lado, integrantes dos conselhos de administração e fiscal, associados, associações, sindicatos rurais e inúmeros profissionais especialistas em sua área de atuação, que buscam uma entidade reconhecida por sua estrutura, sua organização e sua diversidade de programas. Esses são os atributos que queremos ver presente em nossa infraestrutura, em nossos serviços, em nossos eventos e no comportamento de nossos associados. Afinal, quem faz à cooperativa são os associados.
Ficamos envaidecidos de ter sob nosso manto grande parte dos profissionais técnicos disponíveis na região. Eles levam o nome Copagra para os 18 municípios e buscam a fidelização dos nossos mais de 2.600 associados, por intermédio das bem bem-sucedidas ações. A região ostenta elevada participação popular em eventos agropecuários, como demonstram os dias de campo, realizados nos quatros cantos. Creditamos à nossa área técnica grande parcela desse êxito.
O crescimento indica a excelência na prestação de serviços e o reconhecimento dos associados, que visualizam o empenho de nossa equipe. Uma retrospectiva do ano sugere também uma reflexão para nossos projetos futuros. Em 2012, todos os eventos de grande sucesso, que garantiram benefícios aos associados neste ano deverão permanecer na pauta.
Ao longo deste ano, as realizações de nossa entidade conquistaram reconhecimento no quadro associativo e isso nos impulsiona a nos tornarmos referência em cooperativa. Nosso compromisso com a qualidade do desenvolvimento do agronegócio e organizações se fortalece a cada dia e estamos empenhados em continuar nossa trajetória evolutiva na missão de disseminar o conhecimento e impulsionar o agronegócio regional. Temos consciência da força que representamos, quando trabalhamos unidos em uma mesma direção. E essa direção, esse norte, sempre se dará pelo interesse daqueles que representamos, e pelos quais nos orgulhamos de representar: o agropecuarista associado da Copagra.

Feliz Natal e um Ano Novo de muitas felicidades para todos nós!

Jonas Keiti Kondo

Presidente da Copagra

Nenhum comentário:

Postar um comentário