segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ética Profissional

Ética vai muito além do que determinar o juízo de valor daquilo que se situa entre o bem e o mal. A ética qualifica o sujeito e demonstra o seu caráter.

Um sujeito ético é aquele que segue os princípios, os costumes, as regras elementares de convivência, ditando um padrão de comportamento apreciável por todos.

E o que é ser ético na profissão? A ética profissional, acrescenta ainda respeitar as normas da empresa em que trabalha ou da profissão, especialmente sabendo discernir aquilo que pode ou não ser divulgado; aquilo que pode ou não ser realizado. Normalmente o que atine a profissão deve ficar restrito ao campo profissional.

Conquanto o conceito de ética varie de pessoa para pessoa. Há elementos que não se modificam. Todos sabemos a diferença entre o bem e o mal. Aquilo que prejudica ou não uma pessoa, uma empresa, um conceito, a fama...

Seria fácil dizer  que basta seguir as normas, mas não é só isso! A forma de comportamento diante de pessoas, clientes, superiores, subordinados e colegas, também é muito importante, de forma que a ética abrange todo um conjunto de fatores que determinam o profissionalismo.

Muito Obrigado!

Jonas Keiti Kondo
Presidente da Copagra  



Nenhum comentário:

Postar um comentário