segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Análise de solo: a tomada de decisão para redução de custos e aumento de produtividade

         Amigo produtor, a profissionalização na atividade rural é uma necessidade cada vez mais evidente, a fim de aumentar a produtividade em um ambiente competitivo que demanda aumento da escala de produção para fazer frente aos custos e gerar rentabilidade.
         A primeira etapa é conhecer a fertilidade do solo através da análise, uma prática muito conhecida e difundida. Para buscar aumento de produtividade é fundamental que tenhamos os resultados da análise para uma correta tomada de decisão, pois é ela que determina as doses de corretivos e fertilizantes a serem usados.
         A amostragem do solo deve seguir orientações básicas como: retirar de 10 a 20 subamostras em profundidade de 0-20 cm em zig zag da área; armazená-la em recipiente limpo, como um balde, por exemplo; logo após acondicionar uma amostra de 500 gramas e identificar com data, área e proprietário e encaminhar para o laboratório. Para um correto resultado da análise é fundamental não retirar sob curvas de nível; próximos de carreadores, cochos de água e sal, devido ao acúmulo de matéria orgânica nestes locais. Quanto maior for o critério na coleta da amostra no campo, melhor representatividade terá o resultado. Com a análise do solo em mãos e posterior interpretação por técnico ou engenheiro agrônomo, guardar cópia na propriedade com objetivo de acompanhar a evolução da melhoria da fertilidade do solo.
         O fato de realizar com o máximo critério a coleta de amostra de solo e em seguida interpretação da análise pode resultar em redução de custo de produção pela quantidade de calcário a ser aplicado e a diferença pode significar sobra de recursos para cobrir parte dos custos operacionais, como preparo do solo, distribuição do próprio calcário, plantio, dentre outras operações.
         A pergunta que se faz, quais são os benefícios da calagem?
         Os benefícios são fornecimento de Ca e Mg, redução da toxidez e aumento da disponibilidade de nutrientes. A falta da quantidade adequada de calcário pode ser um fator limitante do desenvolvimento das culturas e conseqüentemente da produtividade, enquanto que o excesso pode reduzir a disponibilidade de micronutrinientes e a eficiência das adubações nitrogenadas. Ter como critério o uso da análise de solo na tomada de decisão para realizar o adequado investimento em fertilidade e corretivos é o primeiro passo para iniciar o processo de profissionalização na atividade rural e buscarmos o crescimento vertical da produção e aumento de produtividade.
         A Copagra tem uma equipe preparada para auxiliá-lo na interpretação de análises de solo, recomendações de manejo e acompanhamento das atividades na propriedade.
         Conte conosco, amigo produtor!

Ricardo Mendes dos Santos
Diretor Secretário
Copagra


Nenhum comentário:

Postar um comentário