O principal desafio do gestor diante das mudanças ocorridas nas últimas décadas na sociedade e nas organizações é conseguir acompanhar as mudanças,
estar ciente das novidades e planejar o futuro.
O conhecimento é primordial para poder delegar e determinar atividades. Os cinco grandes desafios do gestor moderno são: autodesenvolvimento; alinhamento de seus valores e os de sua equipe de alta performance; desenvolvimento e formação de equipes de alta performance; gerenciar e conviver com as diferentes gerações; e reter talentos.
O conhecimento é primordial para poder delegar e determinar atividades. Os cinco grandes desafios do gestor moderno são: autodesenvolvimento; alinhamento de seus valores e os de sua equipe de alta performance; desenvolvimento e formação de equipes de alta performance; gerenciar e conviver com as diferentes gerações; e reter talentos.
O mundo está muito competitivo, então, cada um busca seu espaço e quando um se sente ameaçado pelo outro gera o conflito. A maior causa de conflitos na empresa é a diversidade de pessoas e talentos. A intolerância prejudica resultados. Valorizar a diversidade é própria de equipes de alta performance.
Embora exista relação entre mudança, autoconhecimento e autodesenvolvimento, eles são todos interligados. Mudança é toda alteração, transformação. O autoconhecimento é você conhecer a si mesmo, e autoconhecendo-se você pode gerar o autodesenvolvimento (que é o crescimento, o progresso).
O gestor não é agente motivador,
porque a motivação só depende da própria pessoa. Mas ele pode estimular o liderado
fornecendo qualidade do local de trabalho, programas de autodesenvolvimento,
planos de carreira (cargos e salários).
As principais características
de uma equipe de alta
performance são: resultados, autogerenciamento,
autonomia definida, busca de satisfação.
Sinergia significa unidade de trabalho, cooperação,
interação, esforço conjunto, entendimento.
Um grupo é um ajuntamento
de pessoas para um objetivo específico (tarefa ou formação) e equipe é um grupo
coeso, sinérgico e focado, que se autoadministra com um propósito, para
realizar uma ação, tarefa ou processo, mediante o uso constante de feedback.
O líder pode desenvolver sua equipe por meio de treinamento, cursos
e palestras (desenvolvimento de pessoas), administrando eventuais resistências
às mudanças e conduzindo-a para o comprometimento.
O modelo
de gestão ideal para a equipe
de alta performance
é a autogestão, e a gestão democrática, do
lassaiz faire, porque a equipe tem capacidade e conhecimento para
autogerenciamento. A característica marcante
é o fortalecimento da identidade;
a valorização da diversidade e constante feedback (comunicação assertiva).
São características
de uma comunicação assertiva a franqueza, a objetividade e a clareza. Assertividade não se confunde com
acerto. Portanto, não significa estar certo ou errado. Assertividade tem a ver
com uma proposição assertiva (asserção), afirmativa. Significa falar de forma
clara sim ou não. Ser assertivo demonstra competência emocional, autoconfiança
e poder de transparência da decisão que emite, expressando sentimentos, crenças
e opiniões de forma translúcida.
Existe diferença entre gestão e
liderança?
Na gestão você determina o que se quer, na liderança você orienta.
E os gestores podem contribuir para o desenvolvimento de equipes de alta performance
observando as competências de cada um, encontrando os pontos fracos e fortes,
fazendo a partir daí o progresso onde for necessário.
Jonas keiti Kondo
Diretor Presidente da Copagra
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