segunda-feira, 9 de novembro de 2015

OS MAIORES DESAFIOS DO GESTOR MODERNO

O principal desafio do gestor diante das mudanças ocorridas nas últimas décadas na sociedade e nas organizões é conseguir acompanhar as mudanças, estar ciente das novidades e planejar o futuro. 

O conhecimento é primordial para poder delegar e determinar atividades. Os cinco grandes desafios do gestor moderno são: autodesenvolvimento; alinhamento de seus valores e os de sua equipe de alta performance; desenvolvimento e formação de equipes de alta performance; gerenciar e conviver com as diferentes gerações; e reter talentos.

O mundo está muito competitivo, então, cada um busca seu espaço e quando um se sente ameaçado pelo outro gera o conflito. A maior causa de conflitos na empresa é a diversidade de pessoas e talentos. A intolerância prejudica resultados. Valorizar a diversidade é própria de equipes de alta performance.

Embora exista relão entre mudança, autoconhecimento e autodesenvolvimento, eles são todos interligados.  Mudança é toda alteração, transformação. O autoconhecimento é você conhecer a si mesmo, e autoconhecendo-se você pode gerar o autodesenvolvimento (que é o crescimento, o progresso).

O  gestor não é agente motivador, porque a motivação só depende da própria pessoa. Mas ele pode estimular o liderado fornecendo qualidade do local de trabalho, programas de autodesenvolvimento, planos de carreira (cargos e salários).

As principais características de uma equipe de alta performance são: resultados, autogerenciamento, autonomia definida, busca de satisfação.

Sinergia significa unidade de trabalho, cooperação, interação, esforço conjunto, entendimento.

Um grupo é um ajuntamento de pessoas para um objetivo específico (tarefa ou formação) e equipe é um grupo coeso, sinérgico e focado, que se autoadministra com um propósito, para realizar uma ação, tarefa ou processo, mediante o uso constante de feedback.

O líder pode desenvolver sua equipe por meio de treinamento, cursos e palestras (desenvolvimento de pessoas), administrando eventuais resistências às mudanças e conduzindo-a para o comprometimento.

O modelo de gestão ideal para a equipe de alta performance é a autogestão, e a gestão democrática, do lassaiz faire, porque a equipe tem capacidade e conhecimento para autogerenciamento. A característica marcante  é o fortalecimento da identidade;  a valorização da diversidade e constante feedback (comunicação assertiva).

São características de uma comunicação assertiva a franqueza, a objetividade e a  clareza. Assertividade não se confunde com acerto. Portanto, não significa estar certo ou errado. Assertividade tem a ver com uma proposição assertiva (asserção), afirmativa. Significa falar de forma clara sim ou não. Ser assertivo demonstra competência emocional, autoconfiança e poder de transparência da decisão que emite, expressando sentimentos, crenças e opiniões de forma translúcida.

Existe diferença entre gestão e liderança? Na gestão você determina o que se quer, na liderança você orienta.

E os gestores podem contribuir para o desenvolvimento de equipes de alta performance observando as competências de cada um, encontrando os pontos fracos e fortes, fazendo a partir daí o progresso onde for necessário.

Jonas keiti Kondo
Diretor Presidente da Copagra

Nenhum comentário:

Postar um comentário