segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Mensagem aos Cooperados – Novos Investimentos

A Copagra, seguindo suas metas de saneamento, modernização, reestruturação e aproximação dos cooperados, vem desenvolvendo um trabalho voltado a investimentos em renovações especialmente de maquinários, frotas de veículos e tratores, com o fito de se evitar gastos dispendiosos com manutenções.

Citando, por exemplo, os casos de tratores do setor agrícola, onde somente para manutenir consumia-se cerca de R$ 500 mil, assim, os valores até agora gastos com manutenções compensam os investimentos em máquinas novas e modernas, porquanto além da rentabilidade maior (tempo de horas máquinas) dos serviços, melhora-se a qualidade do trabalho produzido, e os valores economizados da conservação são utilizados para abatimento das parcelas do financiamento dos novos. Foram feitas cotações com quatro empresas e o melhor preço obtido venceu a disputa.

Com esse espírito foram adquiridos oito tratores novos e duas carregadeiras. Novas aquisições estão no plano até o final do ano.

Nesta administração ainda foram adquiridos 09 veículos novos e um caminhão 0km, também em substituição aos antigos que davam alto custo de manutenção.
Nas lavouras do mesmo modo, para evitar a ocorrência de redução de produção canavieira, desde o ano passado a cooperativa vem investindo maciçamente, na medida de seus recursos, em renovações e plantio de novas áreas.

No ano de 2011 foram plantados/renovados um total de 2.017 hectares e neste ano está previsto aproximadamente mais 2.500 hectares.

A meta, se continuar a procura por parte de cooperados, é de aumentar ainda mais as nossas áreas de plantio neste ano.

No ano anterior ainda foi adquirido mais um posto de abastecimento de combustível (Querência do Norte) com vistas a atender maior número de cooperados.
Para facilitar a vida dos cooperados, além da qualidade de atendimento indicado a todos os colaboradores, gerentes e encarregados, um corpo de técnicos agrícolas e veterinários vem desenvolvendo um trabalho de recuperação e atendimento diferenciado.
Parcerias com a Nutrijara, fez com que a cooperativa pudesse dar ao cooperado a opção por várias fórmulas de ração de alta performance, com a marca Copagra.

A parceria com a Cocamar também fez aumentar a recepção de grãos de soja, além do orçado.

O arroz embalado pela Cooperativa passou de 700 fardos/mês para 8.000 fardos/mês vendidos. Novos investimentos nesse setor estão sendo elaborados (projetos de viabilização), planejados, para, em breve, poder ser executados.
Investimentos na área de produtos oriundos da mandioca também estão sendo traçados para viabilização do setor com melhor rentabilidade.

As dívidas foram reduzidas em R$ 20,5 milhões, conforme balanço apresentado, e vários números positivos, há muito não obtidos, foram conseguidos com nova metodologia de trabalho e ajuda dos cooperados e colaboradores.

O mais importante de tudo foi a recuperação de credibilidade da Copagra junto às instituições financeiras, aos fornecedores, aos colaboradores e, mormente aos cooperados, que voltaram a acreditar na sua Cooperativa e a sentir-se novamente proprietários dela, apresentando sugestões e consumindo os produtos e serviços.


Muito obrigado a todos pela participação e confiança!


Jonas Keiti Kondo
Presidente da Copagra


Nenhum comentário:

Postar um comentário